O mercado de criptomoedas enfrenta uma intensa onda de liquidações após o anúncio do Presidente dos Estados Unidos sobre novas tarifas contra a China. Essa medida gerou um impacto negativo nas bolsas de valores, com Wall Street fechando a semana em queda significativa.
O setor de criptomoedas passou por uma verdadeira tempestade de liquidações em massa após a ameaça de tarifas ao país asiático. As principais criptomoedas, como bitcoin e ethereum, foram fortemente afetadas.
Segundo a plataforma financeira Investing.com, “o preço do bitcoin ampliou suas perdas no sábado, caindo mais 2,3% após um colapso acentuado nas ações de tecnologia e ativos de risco”.
Na rede X (anteriormente Twitter), houve um clima de crash. Miguel Milhões, fundador da Prozis, comentou: “Nas últimas 24 horas, 1,6 milhões de traders de crypto foram liquidadas!! Um total recorde de 20 bilhões de USD! – dez vezes mais que o segundo maior dia de liquidações!!”.
A agitação começou na manhã de sexta-feira, quando Donald Trump mencionou a possibilidade de aumentar tarifas à China em resposta ao endurecimento da exportação de terras raras. A situação se intensificou após a confirmação da medida. O presidente anunciou que, em novembro, os Estados Unidos imporão uma sobretaxa de 100% sobre as importações da China, em reação a ações comerciais “extremamente hostis” de Pequim.
A partir de 1º de novembro – ou antes, “dependendo de quaisquer ações ou alterações futuras adotadas pela China” – os Estados Unidos aplicarão “uma tarifa de 100% à China, além de qualquer tarifa atualmente em vigor”, escreveu Trump na rede social Truth.
No final do dia anterior, a Investing.com reportou: “analistas relataram uma queda no volume de compras e um aumento nas ordens de proteção, enquanto o bitcoin testava novamente zonas de suporte psicológico”. Fabio Plein, diretor regional para as Américas da Coinbase, expressou algum otimismo, referindo-se a uma “correção técnica típica após o bitcoin ter atingido um novo topo histórico”.
A possibilidade de um conflito econômico prolongado entre as duas maiores economias do mundo levanta preocupações sobre estrangulamentos nas cadeias de suprimentos, exacerbando temores de desaceleração econômica. Isso diminui o interesse por ativos de maior volatilidade e eleva a percepção de risco não apenas nas criptomoedas, mas também nas bolsas globais, que recuaram em bloco.
