Bruxelas aprova a compra total do Novo Banco pelo francês BPCE

Bruxelas aprova a compra total do Novo Banco pelo francês BPCE


BRUXELAS, 5 de dezembro (EUROPA PRESS) –

A Comissão Europeia deu, nesta sexta-feira, luz verde à aquisição do banco português Novo Banco pelo banco francês BPCE, ao concluir que a operação não terá um impacto negativo no espaço econômico europeu.

O grupo francês formalizou, em outubro, um acordo com o Estado português e o Fundo de Resolução Bancária de Portugal para adquirir as suas participações minoritárias de 11,5% e 13,5%, respectivamente, no capital do Novo Banco, por um montante total aproximado de 1.600 milhões de euros.

Com a compra deste 25% do capital, a entidade francesa torna-se o único acionista do quarto maior banco de Portugal, após ter adquirido previamente os 75% do Novo Banco que estavam nas mãos do fundo americano Lone Star.

O Executivo comunitário concluiu que a aquisição do controle total do banco português pelo BPCE não apresenta problemas de concorrência, pois as posições combinadas de mercado resultantes da compra serão “limitadas”.

O expediente, que foi notificado a Bruxelas em 12 de novembro, foi examinado sob o procedimento simplificado dos casos menos problemáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.