BRUXELAS, 5 de dezembro (EUROPA PRESS) –
A Comissão Europeia deu, nesta sexta-feira, luz verde à aquisição do banco português Novo Banco pelo banco francês BPCE, ao concluir que a operação não terá um impacto negativo no espaço econômico europeu.
O grupo francês formalizou, em outubro, um acordo com o Estado português e o Fundo de Resolução Bancária de Portugal para adquirir as suas participações minoritárias de 11,5% e 13,5%, respectivamente, no capital do Novo Banco, por um montante total aproximado de 1.600 milhões de euros.
Com a compra deste 25% do capital, a entidade francesa torna-se o único acionista do quarto maior banco de Portugal, após ter adquirido previamente os 75% do Novo Banco que estavam nas mãos do fundo americano Lone Star.
O Executivo comunitário concluiu que a aquisição do controle total do banco português pelo BPCE não apresenta problemas de concorrência, pois as posições combinadas de mercado resultantes da compra serão “limitadas”.
O expediente, que foi notificado a Bruxelas em 12 de novembro, foi examinado sob o procedimento simplificado dos casos menos problemáticos.
