Num artigo de opinião no “Observador”, Cavaco Silva afirma que Gouveia e Melo “não possui as competências e qualificações” necessárias para ser Presidente da República e manifesta seu apoio a Marques Mendes.
Aníbal Cavaco Silva, ex-Presidente da República e ex-primeiro-ministro, ressalta que Henrique Gouveia e Melo não tem as habilitações adequadas para o cargo, alertando para a possibilidade de instabilidade em Portugal se o país não eleger um chefe de Estado preparado para enfrentar as incertezas que podem surgir em breve.
A posição do antigo governante foi apresentada em um artigo no “Observador”, onde oficializa seu suporte a Luís Marques Mendes, reconhecendo-o como o candidato ideal para a presidência.
“Conheço-o bem. Tem experiência política, compreende o funcionamento e as especificidades das instituições da nossa democracia, da governação do país e da política externa. E é uma pessoa de bom senso, qualidade extremamente importante para um Presidente da República”, destaca Cavaco Silva.
No entanto, é em relação a Henrique Gouveia e Melo que Cavaco Silva dedica mais atenção neste artigo. O ex-Presidente menciona que existem muitos oficiais nas Forças Armadas que seriam igualmente competentes na logística das vacinas, concluindo que “como é óbvio, não é esse tipo de conhecimento que qualifica um qualquer português para exercer as funções de Presidente da República”.
Cavaco Silva finaliza afirmando que Gouveia e Melo “não possui as competências e qualificações para exercer as funções de Presidente da República no quadro internacional incerto e complexo que se perspetiva para os próximos 5 anos”. Ele também alerta para o “risco de instabilidade que Portugal pode enfrentar se for eleito um Presidente sem as habilidades e qualificações necessárias para lidar com situações difíceis, incertas e complexas que o país pode enfrentar, e para defender os interesses nacionais”.
