Compreendendo o Funcionamento do Algoritmo

Compreendendo o Funcionamento do Algoritmo

Adolfo Mesquita Nunes expressa sua preocupação com a maneira como, de modo geral, a sociedade portuguesa, incluindo as empresas, está encarando a inteligência artificial (IA).

Ele emite um alerta importante: muitas organizações não têm sequer uma noção dos riscos que uma ferramenta de IA mal elaborada pode representar. É crucial que elas estejam cientes! O advogado e autor do livro “Algoritmocracia – Inteligência artificial e automação” compartilha um exemplo ilustrativo de como uma má concepção pode causar mais danos do que benefícios: na Áustria, há alguns anos, a instituição equivalente ao nosso Instituto de Emprego e Formação Profissional desenvolveu um algoritmo para cruzar a oferta e a procura, ou seja, conectar empregos disponíveis com pessoas desempregadas. Com o tempo, percebeu-se que a ferramenta favorecia aqueles que, inicialmente, apresentavam maior probabilidade de empregabilidade. Por quê?

Simples, explica: “esse algoritmo, assim como a maioria, foi projetado para máxima eficiência. E, nesse caso, o mais eficiente era juntar as pessoas que tinham mais facilidade em encontrar emprego com as empresas…”. Enquanto isso, outras pessoas “estavam sendo literalmente ignoradas…”. Na IA, o risco é inerente, mas isso não significa que não deva ser utilizada. “É preciso ter consciência de como funcionam os algoritmos e dos seus riscos”, afirma.

Na visão de Adolfo Mesquita Nunes, as empresas portuguesas ainda estão na fase de entender “o que é isso” e “onde faz sentido inseri-la”. Para muitas, a IA ainda é percebida como uma questão de TI (Tecnologia da Informação). Isso não é correto. Trata-se de uma questão estratégica que definirá o futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.