Cursos de professores atraem três vezes mais alunos que vagas disponíveis

Cursos de professores atraem três vezes mais alunos que vagas disponíveis

Todas as 305 vagas disponíveis para cursos de formação de professores, formadores e ciências da educação foram completamente preenchidas na 2.ª fase do CNAES, conforme os resultados divulgados hoje pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Os cursos de formação de professores receberam a candidatura de três vezes mais alunos do que vagas disponíveis na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Na semana em que os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, retornam às aulas, e a falta de professores torna-se um tema recorrente, a DGES demonstra um aumento na procura por cursos que possibilitam a formação de novos docentes.

As instituições de ensino superior ofereceram na 2.ª fase 305 vagas, às quais se candidataram 966 estudantes como primeira opção. Os dados mostram que 305 alunos foram efetivamente colocados.

Além das vagas original, podem surgir novos lugares que estavam reservados para alunos alocados na 1.ª fase que decidam mudar de curso na 2.ª fase ou vagas adicionais, por exemplo, quando há uma única vaga e dois alunos com notas idênticas. Segundo a DGES, foram registradas 68 vagas de recolocação e sete vagas adicionais. No final, sobraram 75 vagas.

Na 1.ª fase do concurso, o número de estudantes admitidos em licenciaturas em Educação Básica cresceu 20,3% em comparação com o ano anterior, tendo sido ocupadas todas as 1.199 vagas oferecidas.

A procura por esses cursos tem aumentado nos últimos anos, com um crescimento de 64,9% nos últimos três anos, de acordo com dados do Ministério da Educação, que reconhece a necessidade de formar e atrair mais professores.

Em fevereiro deste ano, o Governo anunciou que concederia até 2.500 bolsas para estudantes de licenciaturas em Educação Básica e mestrados em Ensino, obrigando os alunos a concorrer a escolas públicas nos três anos seguintes à conclusão do curso.

Analisando os dados divulgados da 2.ª fase do CNAES, as áreas da saúde e ciências empresariais continuam a ser as mais procuradas: na área da saúde, 2.614 jovens concorreram como primeira opção, mas menos da metade (1.042) conseguiu vaga. Na área das ciências empresariais, 2.594 candidatos escolheram esses cursos como 1.ª opção, com 1.533 obtendo aprovação.

As áreas de Ciências Sociais e Comportamento atraíram 2.118 alunos, mas apenas 830 conseguiram uma vaga no ensino superior nesta 2.ª fase. No setor de Engenharia e Técnicas Afins, 1.993 candidatos se inscreveram, dos quais 1.214 foram colocados.

Os serviços de segurança parecem ser os menos atrativos para quem deseja seguir estudos, com apenas uma pessoa selecionada para cursos dessa área como primeira opção.

Na área de serviços de transporte, apenas cinco pessoas se candidataram em 1.ª opção, enquanto os cursos de Indústria Transformadora contaram com 42 candidatos.

Nesta 2.ª fase do CNAES, quase nove mil candidatos foram colocados em instituições públicas, principalmente em universidades, devendo os estudantes realizar a matrícula e inscrição entre 15 e 17 de setembro.

Considerando as duas fases do concurso, há até agora pouco mais de 52 mil calouros, que representa uma redução de quase cinco mil estudantes em comparação ao ano anterior.

No entanto, os alunos ainda têm a oportunidade de se candidatar à 3.ª fase, cujas vagas serão divulgadas em 22 de setembro no site da DGES.

Atualmente, sobraram 9.313 vagas, mas cabe às instituições decidir se abrirão mais lugares. Da lista divulgada pela DGES, apenas a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa não possui vagas disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.