O “MKT Summit STP”, que acontece nesta quarta e quinta-feira em formato híbrido e tem a ambição de se tornar um evento anual, reúne um grupo diversificado de especialistas, não apenas de São Tomé e Príncipe, mas também de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e Portugal.
Este evento, considerado o maior de marketing já realizado no país, é organizado com foco em combinar teoria e prática no campo do marketing. Segundo Ivanilda Luz, a idealizadora do “MKT Summit STP”, a programação inclui painéis, palestras e mesas redondas, além de sessões práticas. “Vamos criar dinâmicas paralelas e oficinas onde os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do evento”, afirmou.
Os temas abordados incluem a “importância do marketing para o crescimento de São Tomé e Príncipe”, a “evolução do Marketing 1.0 a 5.0 (análise comparativa aplicada aos países da CPLP)”, “marketing turístico e branding territorial sustentável” e “gastronomia e jornalismo na construção da Marca Destino”. O evento será realizado no Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe (ISP-STP).
Com foco nos países de língua portuguesa, a transmissão online é uma prioridade. O evento conta com mais de dez especialistas em marketing e comunicação. Entre os convidados de Cabo Verde estão Lúcia Brito, CEO da DILUB – Corporate Services, Katya Modesto, CEO da agência de branding e design Iyomi Ashira, e Salomão Mendes, especialista em marketing estratégico. Da Guiné-Bissau, destaca-se Laurentino Correia, coordenador de Projetos Digitais na Innovalab e CEO da Nô Kunsi Digital, e de Moçambique, Ananias Chomola, consultor em comportamento do consumidor.
Representando Portugal, estarão Mónica Chaves, fundadora da Brandkey, Cristina Galamba Marreiros, professora auxiliar na Universidade de Évora, e Carolina Freitas Lopes, da agência angolana Authentic. Além disso, de Angola, estarão presentes Vanildo Fernandes, consultor e fundador do IMDN – Instituto de Marketing Digital e Negócios Digitais, e Yatha Anderson Borges de Lima, diretor executivo da MPC São Tomé e Príncipe.
Entre os especialistas convidados de São Tomé e Príncipe, estão Nelsy Sousa, fundadora da Explore STP DMC, João Carlos Silva, embaixador da Cultura são-tomense, o jornalista Maximino Carlos, e Carlos Boa Morte, fundador e CEO do conglomerado CBM. Também participarão Nádia Catraio, fundadora da Katraio Services, Andersone da Silva, professor de Marketing na Universidade Lusíada, Dário Pequeno Paraíso, artista visual, e o designer gráfico Paulo Lima.
Ivanilda Luz explicou ao Jornal Económico que o objetivo do evento é “trazer conhecimento à classe empresarial empreendedora, setor público e acadêmico”. Ela acredita que em São Tomé ainda há muito a aprender sobre marketing, citando que muitas ideias criativas carecem de sucesso devido à falta de conhecimento em estratégias de marketing e comunicação. O evento também visa criar conexões entre os participantes para potenciais parcerias futuras.
Sobre o impacto esperado do evento, Luz considera que pode ser um primeiro passo importante, afirmando que “é a primeira vez que muitos participantes terão contato com conteúdos relevantes de marketing e comunicação. Esperamos que as mudanças sejam visíveis, seja a nível de negócios ou instituições públicas, melhorando imagens e desempenho de marcas”.
Os parceiros do evento incluem a REINA, CST, a Câmara de Comércio de São Tomé e Príncipe, a Câmara do Comércio de Barlavento (Cabo Verde), a cooperativa CECAFEB, Cabo Verde Digital, e o Centro Politécnico de Formação Profissional Brasil – São Tomé.
