Do Tradicional ao Digital: São Tomé Realiza Seu Primeiro Grande Evento de Marketing

Do Tradicional ao Digital: São Tomé Realiza Seu Primeiro Grande Evento de Marketing

O “MKT Summit STP”, que acontece nesta quarta e quinta-feira em formato híbrido e tem a ambição de se tornar um evento anual, reúne um grupo diversificado de especialistas, não apenas de São Tomé e Príncipe, mas também de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e Portugal.

Este evento, considerado o maior de marketing já realizado no país, é organizado com foco em combinar teoria e prática no campo do marketing. Segundo Ivanilda Luz, a idealizadora do “MKT Summit STP”, a programação inclui painéis, palestras e mesas redondas, além de sessões práticas. “Vamos criar dinâmicas paralelas e oficinas onde os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do evento”, afirmou.

Os temas abordados incluem a “importância do marketing para o crescimento de São Tomé e Príncipe”, a “evolução do Marketing 1.0 a 5.0 (análise comparativa aplicada aos países da CPLP)”, “marketing turístico e branding territorial sustentável” e “gastronomia e jornalismo na construção da Marca Destino”. O evento será realizado no Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe (ISP-STP).

Com foco nos países de língua portuguesa, a transmissão online é uma prioridade. O evento conta com mais de dez especialistas em marketing e comunicação. Entre os convidados de Cabo Verde estão Lúcia Brito, CEO da DILUB – Corporate Services, Katya Modesto, CEO da agência de branding e design Iyomi Ashira, e Salomão Mendes, especialista em marketing estratégico. Da Guiné-Bissau, destaca-se Laurentino Correia, coordenador de Projetos Digitais na Innovalab e CEO da Nô Kunsi Digital, e de Moçambique, Ananias Chomola, consultor em comportamento do consumidor.

Representando Portugal, estarão Mónica Chaves, fundadora da Brandkey, Cristina Galamba Marreiros, professora auxiliar na Universidade de Évora, e Carolina Freitas Lopes, da agência angolana Authentic. Além disso, de Angola, estarão presentes Vanildo Fernandes, consultor e fundador do IMDN – Instituto de Marketing Digital e Negócios Digitais, e Yatha Anderson Borges de Lima, diretor executivo da MPC São Tomé e Príncipe.

Entre os especialistas convidados de São Tomé e Príncipe, estão Nelsy Sousa, fundadora da Explore STP DMC, João Carlos Silva, embaixador da Cultura são-tomense, o jornalista Maximino Carlos, e Carlos Boa Morte, fundador e CEO do conglomerado CBM. Também participarão Nádia Catraio, fundadora da Katraio Services, Andersone da Silva, professor de Marketing na Universidade Lusíada, Dário Pequeno Paraíso, artista visual, e o designer gráfico Paulo Lima.

Ivanilda Luz explicou ao Jornal Económico que o objetivo do evento é “trazer conhecimento à classe empresarial empreendedora, setor público e acadêmico”. Ela acredita que em São Tomé ainda há muito a aprender sobre marketing, citando que muitas ideias criativas carecem de sucesso devido à falta de conhecimento em estratégias de marketing e comunicação. O evento também visa criar conexões entre os participantes para potenciais parcerias futuras.

Sobre o impacto esperado do evento, Luz considera que pode ser um primeiro passo importante, afirmando que “é a primeira vez que muitos participantes terão contato com conteúdos relevantes de marketing e comunicação. Esperamos que as mudanças sejam visíveis, seja a nível de negócios ou instituições públicas, melhorando imagens e desempenho de marcas”.

Os parceiros do evento incluem a REINA, CST, a Câmara de Comércio de São Tomé e Príncipe, a Câmara do Comércio de Barlavento (Cabo Verde), a cooperativa CECAFEB, Cabo Verde Digital, e o Centro Politécnico de Formação Profissional Brasil – São Tomé.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.