A Xpeng, além de estar investindo em veículos elétricos e carros voadores, também se dedica ao desenvolvimento de robôs humanoides com inteligência artificial. A nova geração do robô IRON, apresentada durante o XPENG AI Day 2025, tem gerado bastante repercussão, tornando-se viral nas redes sociais chinesas, levando muitos a se perguntar se realmente se trata de uma máquina ou uma pessoa disfarçada de autômato.
Fique por dentro das novidades tecnológicas e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Com o “burburinho” circulando online, a empresa resolveu esclarecer a situação e provar que o IRON é, de fato, um robô. He Xiaopeng, fundador da fabricante, subiu novamente ao palco do evento e pediu aos engenheiros que removesse a “pele” do robô para mostrar seus componentes internos.
Assista ao vídeo
Após cortarem as diversas camadas de pele e músculos artificiais, a equipe da Xpeng revelou o interior da perna robótica do IRON. Momentos depois, o robô, que segundo a empresa permaneceu ligado durante todo o processo, voltou a “desfilar” pelo palco, atrásra com o interior da perna à mostra.
De acordo com a Xpeng, a nova geração do IRON foi projetada para ter movimentos mais naturais e fluidos, equipada com uma coluna e músculos artificiais, além de uma pele sintética flexível.
Assista ao vídeo
O robô conta com baterias de estado sólido e possui 82 pontos de articulação por todo o corpo, permitindo a execução de movimentos complexos. O modelo é equipado com três chips Turing AI da Xpeng, com capacidade de computação de 3.000 TOPS. O sistema inteligente do IRON é “nutrido” por um modelo de IA desenvolvido pela empresa especialmente para robôs.
Segundo He Xiaopeng, a fabricante pretende iniciar a produção em massa dos robôs IRON no próximo ano, focando em aplicações comerciais e industriais. Para isso, a Xpeng firmou uma parceria com a Baosteel no setor metalúrgico, visando o uso do robô em ambientes industriais.
Nos últimos anos, a “corrida” pelo desenvolvimento de robôs humanoides se intensificou, com diversas empresas apresentando propostas tanto para uso industrial quanto para residências, com robôs de companhia e outros capazes de realizar tarefas domésticas.
A concorrência é notável neste setor, onde além da Tesla e a Figure, também a Boston Dynamics, Apptronik, Unitree e LimX Dynamics têm demonstrado as habilidades de seus robôs humanoides, seja dançando, fazendo acrobacias de parkour, competindo em ringues, realizando golpes de kung fu ou ajudando nas tarefas domésticas.
Além disso, projetos como o Embodied AI da SAP, que foi destaque no SAP TechED 2025, estão firmando novas parcerias que revelam tanto o potencial quanto os desafios da integração de robôs em áreas como indústria, logística e serviços.
