Os concursos resultam de contratos-programa entre a FCT, as Universidades da Madeira e dos Açores e outras entidades, representando um investimento total de 4,23 milhões de euros. Os projetos abrangem as áreas do turismo e do mar, com o objetivo de valorizar as regiões autónomas.
Sete em cada dez profissionais acreditam que os dados obtidos através de software carecem de contextualização.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou, nesta quarta-feira, dia 8, os resultados provisórios dos Concursos de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT): Madeira: o Turismo e o Mar e Açores: Transição Ecológica – Espaço – Oceano.
Estes concursos, fruto de contratos-programa entre a FCT e as Universidades da Madeira (UMa) e dos Açores (UAc), têm como finalidade promover e valorizar as regiões autónomas, com um investimento global de 4,239 milhões de euros oriundos do orçamento da FCT.
O projeto da Madeira: o Turismo e o Mar conta com financiamento para oito projetos – quatro em cada área temática – Turismo e Mar, totalizando 1,997 milhões de euros. Este concurso, inserido num contrato-programa que envolve a FCT, a Direção-Geral do Ensino Superior, o Governo Regional da Madeira, a UMa, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação para o Atlântico, tem como meta “reforçar o posicionamento diferenciador da UMa no panorama nacional do Ensino Superior, promovendo o desenvolvimento de competências científicas e tecnológicas nas áreas estratégicas do Turismo e do Mar”.
Ao todo, foram submetidas 19 candidaturas sob a responsabilidade da UMa, sendo oito na temática do Mar e 11 na do Turismo.
Por outro lado, o concurso Açores: Transição Ecológica – Espaço – Oceano financiará nove projetos, representando um investimento de 2,242 milhões de euros. Este concurso foi lançado com o intuito de apoiar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas das ciências, engenharias e tecnologias aplicadas ao estudo do Espaço, da Geosfera, da Hidrosfera, da Biosfera e da Atmosfera, visando fortalecer “a capacitação científica e institucional da UAc, para melhor aproveitar sua localização atlântica e as características naturais que os Açores oferecem”.
Este projeto baseia-se num contrato-programa celebrado entre a FCT, a Direção-Geral do Ensino Superior, o Governo Regional dos Açores, a UAc, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico.
No total, foram apresentadas 46 candidaturas, tendo a UAc e a Fundação Gaspar Frutuoso como entidades proponentes.
Todos os projetos financiados terão uma duração máxima de 36 meses, recebendo um financiamento de até 250 mil euros cada.
