FCT Apoia 17 Projetos de Investigação na Madeira e Açores

FCT Apoia 17 Projetos de Investigação na Madeira e Açores

Os concursos resultam de contratos-programa entre a FCT, as Universidades da Madeira e dos Açores e outras entidades, representando um investimento total de 4,23 milhões de euros. Os projetos abrangem as áreas do turismo e do mar, com o objetivo de valorizar as regiões autónomas.

Sete em cada dez profissionais acreditam que os dados obtidos através de software carecem de contextualização.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou, nesta quarta-feira, dia 8, os resultados provisórios dos Concursos de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT): Madeira: o Turismo e o Mar e Açores: Transição Ecológica – Espaço – Oceano.

Estes concursos, fruto de contratos-programa entre a FCT e as Universidades da Madeira (UMa) e dos Açores (UAc), têm como finalidade promover e valorizar as regiões autónomas, com um investimento global de 4,239 milhões de euros oriundos do orçamento da FCT.

O projeto da Madeira: o Turismo e o Mar conta com financiamento para oito projetos – quatro em cada área temática – Turismo e Mar, totalizando 1,997 milhões de euros. Este concurso, inserido num contrato-programa que envolve a FCT, a Direção-Geral do Ensino Superior, o Governo Regional da Madeira, a UMa, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação para o Atlântico, tem como meta “reforçar o posicionamento diferenciador da UMa no panorama nacional do Ensino Superior, promovendo o desenvolvimento de competências científicas e tecnológicas nas áreas estratégicas do Turismo e do Mar”.

Ao todo, foram submetidas 19 candidaturas sob a responsabilidade da UMa, sendo oito na temática do Mar e 11 na do Turismo.

Por outro lado, o concurso Açores: Transição Ecológica – Espaço – Oceano financiará nove projetos, representando um investimento de 2,242 milhões de euros. Este concurso foi lançado com o intuito de apoiar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas das ciências, engenharias e tecnologias aplicadas ao estudo do Espaço, da Geosfera, da Hidrosfera, da Biosfera e da Atmosfera, visando fortalecer “a capacitação científica e institucional da UAc, para melhor aproveitar sua localização atlântica e as características naturais que os Açores oferecem”.

Este projeto baseia-se num contrato-programa celebrado entre a FCT, a Direção-Geral do Ensino Superior, o Governo Regional dos Açores, a UAc, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico.

No total, foram apresentadas 46 candidaturas, tendo a UAc e a Fundação Gaspar Frutuoso como entidades proponentes.

Todos os projetos financiados terão uma duração máxima de 36 meses, recebendo um financiamento de até 250 mil euros cada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.