MADRID 12 Dez. (EUROPA PRESS) –
O sistema elétrico espanhol receberá 83,8 milhões de euros como resultado das licitações anuais de capacidade de intercâmbio de eletricidade das interconexões com a França e com Portugal para 2026, o que representa um aumento de 17% em relação ao valor alcançado nas licitações de 2024 para o ano de 2025, informou a empresa.
No que diz respeito às licitações entre Espanha e França, elas atingiram para 2026 um total de 160 milhões de euros, cifra que representa um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Este montante será dividido igualmente entre os dois países, de forma que esta licitação gera 80 milhões de euros de receitas para o sistema elétrico espanhol.
Como resultado de ambas as licitações anuais, foram atribuídos um total de 819 megawatts (MW) na direção França-Espanha para todo o ano de 2026 e de 680 MW na direção Espanha-França, que se distribui na totalidade da capacidade para 87% das horas, e no tempo restante, sua capacidade será de 150 MW.
Em relação ao resultado da licitação com Portugal, atingiu 7,6 milhões de euros, 10% mais do que no exercício anterior. Metade deste valor (3,8 milhões de euros) é para o sistema elétrico espanhol.
Na direção Portugal-Espanha, foram atribuídos 489 MW para cada hora do ano, estabelecendo-se um preço resultante de 0,30 euros por MW e hora, obtendo capacidade 14 das 35 entidades participantes na licitação.
Por sua vez, na direção Espanha-Portugal, foram atribuídos 630 MW, com um preço resultante de 1,15 euros por MW e hora, tendo obtido capacidade 15 das 40 entidades participantes na licitação.
As licitações permitem aproveitar ao máximo as interconexões internacionais e contribuem para a estabilidade na formação de preços do Mercado Interior de Eletricidade. Todo mês de dezembro, os operadores dos sistemas elétricos da Espanha, França e Portugal realizam essas quatro licitações, por interconexão e por cada sentido de utilização, através da Plataforma Europeia de Atribuição Única (JAO), atribuindo assim os direitos de uso da capacidade ofertada, de importação ou exportação.
Desta forma, ao longo de 2026, os adjudicatários desses direitos de uso receberão a diferença de preços que se estabelecer no mercado diário em cada lado da interconexão.
A pedido dos reguladores francês (CRE) e espanhol (CNMC), neste ano, como novidade, foram realizadas duas licitações para 2026 entre França e Espanha: uma de 10 a 17 de setembro e outra de 4 a 11 de dezembro, coincidindo esta última com a realização da licitação anual com Portugal.
