PJ recupera centenas de peças perdidas há 16 anos de santuário em Viana do Alentejo

Invasão de Drones Russos na Estônia: Conflito Militar Torna-se 'Inevitável'

A Polícia Judiciária (PJ) recuperou aproximadamente 400 peças, predominantemente em ouro, que haviam desaparecido há mais de 16 anos do santuário de Nossa Senhora d’Aires, localizado em Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

Em um comunicado enviado esta terça-feira às redações, a PJ informou que os itens foram recuperados pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora e entregues, na segunda-feira, ao arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, em colaboração com o Ministério Público.

Segundo a PJ, as peças recuperadas constituem “um conjunto de ofertas feitas pelos fiéis que peregrinam ao santuário, cuja denúncia do desaparecimento foi realizada à PJ em junho de 2020 pela Arquidiocese de Évora”.

Embora a denúncia tenha ocorrido em 2020, a polícia destacou que os artigos estavam desaparecidos desde atrássto de 2009.

<p“Dentre as peças, consideradas um ‘tesouro’ por representarem as oferendas entregues ao longo dos anos no santuário, destinadas à veneranda imagem de Nossa Senhora d’Aires, destacam-se dois resplendores, um em prata e outro em ouro, ambos ornamentados com pedras preciosas e de grande valor histórico e patrimonial”, acrescentou a PJ.

No momento do anúncio da participação à PJ, em fevereiro de 2021, o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, revelou que havia sido informado do desaparecimento “em meados de 2020 por relatos orais dos párocos de Viana do Alentejo”.

“Não temos uma estimativa do valor econômico das peças”, enfatizou Senra Coelho, ressaltando que, “do ponto de vista religioso, os ex-votos são bens oferecidos a Deus, que não podem ser dispostos sem autorização expressa do Santo Padre”.

Na ocasião, o arcebispo enfatizou que estavam sendo tomadas “as medidas necessárias para reforçar a proteção e salvaguarda” do patrimônio.

Localizado a cerca de três quilômetros da vila de Viana do Alentejo, o santuário de Nossa Senhora d’Aires, considerado o maior templo do sul do país, foi edificado em 1743 e recebe anualmente muitos peregrinos de todo o país, especialmente do Alentejo.

Ao lado do santuário, que apresenta uma arquitetura barroca e neoclássica, encontra-se a Casa dos Milagres, que abriga centenas de ex-votos populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.