Os socialistas anunciaram a intenção de convocar o ministro Pinto Luz para o parlamento, a fim de esclarecer sua capacidade de liderar o processo de privatização da TAP e para interrogar o primeiro-ministro sobre as condições que justificam a permanência do ministro no governo.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou hoje que “o PS está com saudades” do ministro Miguel Pinto Luz e que este estará disposto a ir ao parlamento “com todo o gosto” para prestar esclarecimentos sobre a TAP.
As duas iniciativas políticas foram comunicadas à agência Lusa pelo líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, logo após o término do período destinado à apresentação de manifestações de interesse por parte dos grupos de aviação que poderão participar no processo de privatização da TAP.
“Eu não sei qual é a novidade, sinceramente, aliás, nem sei quantas vezes o ministro Pinto Luz já foi ao parlamento falar sobre isso, mas se tiver mais uma oportunidade, lá estará ele. Creio que há 10 anos que o Partido Socialista faz esse tipo de declarações e desde que o engenheiro Pinto Luz é ministro das Infraestruturas e Habitação, já foi interpelado por inúmeras vezes, ainda foi há poucas semanas no parlamento, e também sobre esse dossiê”, reagiu o primeiro-ministro, em Luanda, durante uma visita a Angola, antes da Cimeira União Europeia-União Africana.
“O Partido Socialista já está com saudades do engenheiro Pinto Luz, quer ouvi-lo novamente, e o engenheiro Pinto Luz vai ao parlamento, com certeza, para prestar todos os esclarecimentos sobre o processo de privatização da TAP”, acrescentou Luís Montenegro.
