Presidente da empresa que opera o funicular de Lisboa é demitido após acidente que deixou 16 mortos

Presidente da empresa que opera o funicular de Lisboa é demitido após acidente que deixou 16 mortos

MADRI 22 de out. (EUROPA PRESS) –

O presidente do Conselho de Administração da Carris, Pedro de Brito Bogas, apresentou sua demissão após a Oficina de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários (GPIAAF) concluir esta semana, em um relatório preliminar, que o cabo do funicular acidentado no início de setembro, que deixou 16 mortos, não estava certificado para o transporte de pessoas.

O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, reuniu-se nesta quarta-feira com De Brito e aceitou sua renúncia, “estendendo-a a todos os demais membros do Conselho de Administração da empresa”, que opera o funicular. O regente “aceitou e compreendeu os motivos apresentados” e considerou essencial a nomeação de quem será seu sucessor.

Moedas destacou “a profissionalidade e valentia com que, durante o momento mais difícil de seu mandato, após o trágico acidente do funicular de Gloria, o atual Conselho de Administração defendeu os interesses da empresa”.

Além disso, explicou que “o atual conselho garantirá a gestão, dentro dos prazos legais, até que se eleja” o novo presidente e a nova diretoria da referida empresa. Por fim, ressaltou seu compromisso em “restaurar o mais breve possível a plena confiança e credibilidade de uma empresa essencial” para Lisboa.

O cabo que unia as duas cabines, permitindo assim seu movimento com um mecanismo de contrapeso, rompeu-se no dia 3 de setembro por volta das 18h (horário local), provocando o descarrilamento do funicular, que resultou na morte de 16 pessoas de oito países, além de cerca de uma dezena de feridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.