PSD e CDS-PP eliminam retroatividade da proposta de lei da nacionalidade

PSD e CDS-PP eliminam retroatividade da proposta de lei da nacionalidade

Outras alterações à proposta do Governo, que ainda será discutida em detalhe, foram hoje anunciadas aos jornalistas pelo deputado e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, António Rodrigues, que estava acompanhado pelo deputado do CDS-PP, João Almeida.

O PSD e o CDS-PP apresentaram hoje no parlamento uma alteração à proposta de lei da nacionalidade, retirando o artigo que previa a sua aplicação retroativa, levando em consideração pareceres de constitucionalistas.

Essas outras alterações à proposta do Governo, que ainda será debatida em pormenor, foram hoje divulgadas aos jornalistas por António Rodrigues, que estava ao lado de João Almeida.

De acordo com António Rodrigues, a retroatividade foi eliminada em razão da “discussão pública” sobre essa matéria e dos “pareceres de constitucionalistas”.

A proposta do Governo PSD/CDS-PP de revisão da lei da nacionalidade, que foi para a especialidade sem votação em julho, incluía um artigo que estipulava que as novas normas legais teriam aplicação retroativa, com efeitos a partir de 19 de junho.

A Constituição determina, no artigo 18.º, que “as leis restritivas de direitos, liberdades e garantias têm de revestir carácter geral e abstrato e não podem ter efeito retroativo nem diminuir a extensão e o alcance do conteúdo essencial dos preceitos constitucionais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.