S&P Surpreende Mercado e Eleva Rating de Portugal para A+

S&P Surpreende Mercado e Eleva Rating de Portugal para A+

A agência de classificação financeira S&P elevou o ‘rating’ de Portugal para ‘A+’, alterando a perspetiva de positiva para estável.

Após a subida do rating da República Portuguesa de A- para A no dia 28 de fevereiro, a Standard & Poor’s (S&P) decidiu, esta sexta-feira, aumentar a classificação financeira de Portugal para A+, com perspetiva estável.

No dia 28 de fevereiro, a S&P tinha atribuído um Outlook (perspetiva) positivo.

A elevação do rating surpreendeu o mercado, que esperava a manutenção da classificação.

Hoje, à agência Lusa, analistas mencionavam as tarifas como motivo para uma previsão prudente.

Nuno Mello, analista da XTB, afirmou à agência Lusa, esta manhã, que o quadro macroeconómico europeu “continua moderado” e que “a decisão mais prudente seria a manutenção do rating”.

Esta visão era compartilhada por Filipe Silva, diretor de Investimentos do Banco Carregosa, que indicou à Lusa que “as tarifas alteraram a dinâmica do comércio global, introduzindo incerteza e custos acrescidos”.

Portugal manteve-se na classificação ‘A-’ desde março de 2024, quando a S&P subiu a avaliação de ‘BBB+’ para ‘A-’, em um feito que levou o país, após 13 anos, a estar entre os níveis ‘A’ das principais agências.

A próxima avaliação do rating está agendada para 12 de setembro, realizada pela Fitch.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.