Sem surpresas significativas, sem dificuldades e sem grandes emoções, o Sporting avançou aos oitavos-de-final da Taça de Portugal após vencer, no Estádio José Alvalade, o Marinhense, que conseguiu evitar uma derrota mais pesada frente aos atuais campeões do torneio.
Contra o 12.º colocado da Série C do Campeonato de Portugal, o quarto nível do futebol nacional, e considerando um jogo importante para a Liga dos Campeões a meio da próxima semana, frente ao Club Brugge, Rui Borges, o treinador dos leões, decidiu fazer várias alterações no elenco e dar descanso a alguns titulares. No entanto, os golos foram marcados por dois jogadores essenciais.
O Sporting entrou em campo com dez mudanças em relação à formação que jogou anteriormente nos Açores, contra o Santa Clara, antes da pausa para os compromissos internacionais. O único que manteve a titularidade foi Francisco Trincão. Trincão foi crucial para a equipe, ao abrir o caminho para a vitória com dois golos na primeira metade do jogo.
Embora várias oportunidades de golos tenham surgido ao longo do jogo, o 3-0 só foi anotado quando Luís Suárez entrou como substituto e marcou na marca dos 81 minutos, após um passe de Geovany Quenda, outro habitual titular que entrou no segundo tempo. Os jogadores menos utilizados que foram escalados não comprometeram, mas foram os mais experientes que decidiram a partida.
A figura
Trincão repete a dose
Ele foi o único dos titulares habituais que não começou o jogo no banco. Isso reflete a importância que Rui Borges lhe confere, e isso é facilmente compreensível. Marcou dois golos na primeira parte, um de cabeça e outro com um belo remate, que exemplifica bem seu estilo, impulsionando a equipe para uma noite tranquila. Não marcava desde setembro (também com um bis em um jogo da Champions contra o Kairat Almaty) e pode ganhar ainda mais confiança para os próximos desafios.
Outros destaques
Salvador Blopa
O jovem extremo de 18 anos jogou seu segundo partida pela equipe principal, após uma estreia memorável, onde marcou dois golos contra o Alverca na Taça da Liga. Desta vez não balançou as redes, mas esteve muito ativo pelo flanco direito e foi dele a assistência para o primeiro golo de Trincão.
Luis Suárez
Descansado, assim como vários outros, por Rui Borges (uma vez que sua condição física vinha sendo observada devido ao uso de uma proteção no joelho), o colombiano entrou em campo aos 66 minutos, demonstrou vontade e marcou aos 81 minutos, em um impressionante sprint para alcançar o passe de Quenda. Este foi o seu nono golo pelo clube, após três partidas sem marcar.
Ohoulo Framelin
O guarda-redes do Marinhense impediu uma derrota ainda mais acentuada para sua equipe. O camaronês fez uma série de defesas de alto nível, especialmente ao negar repetidamente o golo ao jovem Rodrigo, titular no ataque do Sporting, que assim não conseguiu marcar. Nos lances dos golos, no entanto, não havia nada que pudesse fazer.
