Standard Bank Angola firma acordo de correspondência com J.P. Morgan

Standard Bank Angola firma acordo de correspondência com J.P. Morgan

A decisão marca a reentrada do banco norte-americano no mercado angolano. Luís Teles, CEO do SBA, classifica a decisão como um “marco histórico para o Standard Bank de Angola”, que iniciou atividade no mercado angolano em 2010, e também “para o país”.

O Standard Bank Angola (SBA) anunciou, esta sexta-feira, a aprovação da abertura de contas correspondentes em dólares e em euros com o banco norte-americano J.P.Morgan, uma decisão que abre caminho à reintegração de Angola no sistema financeiro global.

<p“Com a aprovação formal do Comitê Interno Global do J.P. Morgan, o Standard Bank Angola torna-se o primeiro banco angolano a obter esta autorização, marcando o restabelecimento oficial da presença de bancos norte-americanos no sistema financeiro nacional", lê-se num comunicado do SBA ao qual o Jornal Económico (JE) teve acesso.

Luís Teles, CEO do SBA, classifica a decisão como um “marco histórico” para o Standard Bank de Angola, que iniciou atividade no mercado angolano em 2010, e também “para o país”. “A reentrada do J.P. Morgan no mercado angolano demonstra que a união de duas instituições financeiras globais tem o potencial de desbloquear o potencial de África, promovendo o seu crescimento”, defende.

O processo atrásra concretizado começou em 2023, decorrida “uma análise rigorosa e detalhada de due diligence”, executada pela equipa de Compliance do SBA e apoiada pela equipa de Instituições Financeiras do Grupo Standard Bank, “com o objetivo de reabrir uma relação direta de correspondência com Bancos Norte-Americanos”, acrescenta o banco de Luanda na mesma nota.

Ainda segundo o presidente da comissão executiva do Standard Bank Angola, que assumiu funções em 2018, a “conquista” atrásra tornada pública “representa muito mais do que a abertura de contas correspondentes, marca a reintegração de Angola no sistema financeiro global, através do Standard Bank de Angola, o que reafirma o importante papel da nossa instituição na promoção do crescimento de Angola”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.