A TAP anunciou que já finalizou a atualização do software de controle de voo de seus aviões A320, que afetou um total de 41 aeronaves, sem que houvesse interrupção nas operações. Em comunicado, a companhia enfatizou que o processo ocorreu “sem disrupção da operação e mantendo sempre a segurança de passageiros e tripulações.”
A transportadora, que havia informado no sábado estar realizando a atualização do software, destacou o “feito extraordinário só conseguido graças à proatividade, coordenação e dedicação ímpares” de suas equipes de Manutenção & Engenharia e do Centro de Controle Operacional.
A Airbus anunciou na sexta-feira a necessidade de recolher aproximadamente 6.000 aviões A320 para uma atualização urgente do software de controle de voo, devido a problemas resultantes da exposição à radiação solar.
No comunicado, a fabricante aérea solicitou que todas as companhias que utilizam esse software suspendessem “imediatamente os seus voos”, após a análise de um incidente técnico que ocorreu em 30 de outubro em um voo da JetBlue entre Cancún, no México, e Newark, próximo a Nova Iorque, onde uma aeronave precisou realizar uma aterragem de emergência em Tampa, na Flórida.
A análise do incidente “revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados essenciais para o funcionamento dos controles de voo”.
Para a maioria das aeronaves, a atualização do software da versão anterior tinha a duração prevista de “algumas horas”. Entretanto, para cerca de 1.000 aeronaves, será necessário substituir o hardware do computador, “o que levará semanas”, esclareceu uma fonte ligada ao processo à agência France-Presse (AFP).
O Airbus A320, que entrou em serviço em 1988, é a aeronave mais vendida do mundo. Em setembro, a Airbus superou a Boeing em vendas, com o A320 ultrapassando o Boeing 737, cuja primeira unidade foi entregue em 1968.
No final de setembro, a Airbus havia entregado 12.257 aviões A320 (incluindo versões de classe executiva), em comparação com 12.254 Boeing 737.
