União Africana Expressa Grande Preocupação com Ataque dos EUA à Venezuela e Apela ao Respeito pelo Direito Internacional

União Africana Expressa Grande Preocupação com Ataque dos EUA à Venezuela e Apela ao Respeito pelo Direito Internacional

A organização liderada por João Lourenço emitiu um comunicado fazendo um apelo “a todas as partes envolvidas para que demonstrem contenção, responsabilidade e respeito pelo direito internacional, a fim de evitar qualquer escalada e preservar a paz e a estabilidade regionais”.

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, assumiu a presidência rotativa da União Africana em fevereiro de 2025.

A União Africana (UA) reagiu na noite deste sábado aos ataques dos Estados Unidos à Venezuela, informando que está “acompanhando com grande preocupação” a situação no país, “incluindo relatos do rapto do Presidente da República, Nicolás Maduro, e ataques militares às instituições venezuelanas”.

Em comunicado, a organização internacional “reafirma o seu firme compromisso com os princípios fundamentais do direito internacional, incluindo o respeito pela soberania dos Estados, a sua integridade territorial e o direito dos povos à autodeterminação, conforme consagrado na Carta das Nações Unidas”, ao mesmo tempo que “sublinha a importância do diálogo, da resolução pacífica de conflitos e do respeito pelos quadros constitucionais e institucionais, num espírito de boa vizinhança, cooperação e coexistência pacífica entre as nações”.

“A União Africana salienta que os complexos desafios internos que a Venezuela enfrenta só podem ser abordados de forma sustentável através de um diálogo político inclusivo entre os próprios venezuelanos”, lê-se na mesma nota da instituição, cuja presidência rotativa foi assumida no ano passado pelo Presidente de Angola, que até atrásra não se pronunciou sobre os ataques.

A organização sediada em Adis Abeba manifesta também “a sua solidariedade com o povo venezuelano e reitera o seu compromisso com a promoção da paz, da estabilidade e do respeito mútuo entre as nações e regiões”.

“A União Africana apela a todas as partes envolvidas para que demonstrem contenção, responsabilidade e respeito pelo direito internacional, a fim de evitar qualquer escalada e preservar a paz e a estabilidade regionais”, finaliza.

Do lado da Organização das Nações Unidas, o secretário-geral António Guterres alertou que a ação dos EUA na Venezuela abre “um precedente perigoso”. Segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, Guterres “continua a enfatizar a importância do pleno respeito – por todos – do direito internacional, incluindo a Carta da ONU” e “está profundamente preocupado com o fato de as normas do direito internacional não estarem a ser respeitadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.