Na apresentação da recandidatura de Rui Sampaio à Câmara Municipal de Góis (Coimbra), o presidente do PSD, Luís Montenegro, dirigiu-se especialmente aos pensionistas e reformados, destacando que, sob o seu Governo, o valor de referência para a atribuição do Complemento Solidário para Idosos (CSI) já aumentou duas vezes e terá um terceiro aumento no próximo ano.
O primeiro-ministro prometeu que no próximo Orçamento do Estado haverá um novo aumento do CSI e que, caso haja margem financeira, será concedido, “a meio do ano”, um suplemento às pensões mais baixas.
Montenegro mencionou ainda que, “quando chegámos ao Governo, o CSI era de aproximadamente 550 euros; aumentámos primeiro para 600, depois para 630, e até ao dia 10 de outubro, o país saberá qual será a nossa proposta de aumento para o próximo ano”, referindo-se à data de entrega do Orçamento do Estado para 2026, que coincide com o último dia da campanha autárquica.
Ele também se comprometeu com um novo suplemento para as pensões mais baixas, “se, a meio do ano, a execução orçamental revelar equilíbrio e margem suficiente”.
“Nós faremos a devolução de uma parte daquilo que estamos a poupar para as pessoas que estão reformadas e aposentadas e que têm pensões mais baixas”, garantiu.
