OE2026: Novo aumento do CSI e suplemento para pensões mais baixas prometidos pelo PM em caso de folga financeira

Montenegro agradece a Von der Leyen pela ajuda da União Europeia nos incêndios

Na apresentação da recandidatura de Rui Sampaio à Câmara Municipal de Góis (Coimbra), o presidente do PSD, Luís Montenegro, dirigiu-se especialmente aos pensionistas e reformados, destacando que, sob o seu Governo, o valor de referência para a atribuição do Complemento Solidário para Idosos (CSI) já aumentou duas vezes e terá um terceiro aumento no próximo ano.

O primeiro-ministro prometeu que no próximo Orçamento do Estado haverá um novo aumento do CSI e que, caso haja margem financeira, será concedido, “a meio do ano”, um suplemento às pensões mais baixas.

Montenegro mencionou ainda que, “quando chegámos ao Governo, o CSI era de aproximadamente 550 euros; aumentámos primeiro para 600, depois para 630, e até ao dia 10 de outubro, o país saberá qual será a nossa proposta de aumento para o próximo ano”, referindo-se à data de entrega do Orçamento do Estado para 2026, que coincide com o último dia da campanha autárquica.

Ele também se comprometeu com um novo suplemento para as pensões mais baixas, “se, a meio do ano, a execução orçamental revelar equilíbrio e margem suficiente”.

“Nós faremos a devolução de uma parte daquilo que estamos a poupar para as pessoas que estão reformadas e aposentadas e que têm pensões mais baixas”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.