A seleção de futebol de Cabo Verde conseguiu se classificar pela primeira vez para uma Copa do Mundo. Os Tubarões Azuis triunfaram, nesta tarde, sobre a Essuatini, na cidade da Praia, no último jogo do Grupo D das eliminatórias africanas para o torneio que acontecerá no próximo verão nos EUA, Canadá e México.
A equipe dos PALOP ficou em primeiro lugar no grupo com 23 pontos, acumulando sete vitórias (2-0 contra Essuatini, 1-0 contra a Líbia, 1-0 e 2-0 contra Maurícias, 1-0 contra Angola e 1-0 contra Camarões), dois empates (0-0 com Angola e 3-3 com Líbia) e uma derrota (1-4 contra Camarões).
– Tudo sobre o desporto nacional e internacional emsportinforma.sapo.pt –
Com isso, Cabo Verde torna-se o segundo país mais pequeno do mundo a participar da fase final de uma Copa do Mundo.
O recorde é da Islândia, que esteve na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Após brilhar na Euro 2016, a nação nórdica, com 335 mil habitantes, conseguiu se classificar para o torneio de 2018, onde terminou com um ponto no Grupo D, após derrotas para Nigéria e Croácia e um empate com a poderosa Argentina.
Cabo Verde, com 524.877 habitantes de acordo com os censos de 2024, passa a ser o segundo país com menor população a competirem na fase final da principal competição de seleções.
Os Tubarões Azuis se juntam à Jordânia e ao Uzbequistão entre os países que estão pela primeira vez em uma Copa do Mundo de futebol.
