O número de companhias aéreas que já suportam a funcionalidade “Partilhar a ligação do item” aumentou para 36, desde que a Apple a lançou no ano passado com o iOS 18.2, conforme informado por um porta-voz da empresa, segundo o site Travel and Leisure.
Acompanhe todas as novidades do mundo da tecnologia emtek.sapo.pt
Essa funcionalidade permite, como o nome sugere, facilitar a localização de um objeto perdido equipado com uma AirTag, as pequenas etiquetas com rastreamento por GPS que a Apple disponibiliza há alguns anos.
Graças às AirTags, mesmo que um objeto perdido esteja distante do telefone do usuário, a localização pode ser auxiliada por outros iPhones. A grande quantidade de iPhones em circulação a torna uma das soluções de rastreamento mais eficazes desse tipo.
Com a nova funcionalidade, os usuários atrásra podem compartilhar um link com terceiros que aponta para a localização do objeto perdido.
A funcionalidade permite o compartilhamento com amigos e familiares, mas uma das aplicações mais interessantes é a sua utilização para localizar bagagens perdidas em aeroportos de forma mais rápida. Esse foi, aliás, um dos focos quando a Apple anunciou a novidade no ano passado.
No momento do lançamento, a Apple mencionou 15 companhias aéreas que já ofereciam ou ofereciam em breve a funcionalidade para ajudar na localização de bagagens. Neste verão, esse número subiu para 30, e recentemente um porta-voz confirmou que atrásra são 36, ampliando significativamente o alcance da funcionalidade.
Ainda falta incluir alguns grandes nomes da aviação, assim como várias companhias regionais. Por exemplo, a TAP ainda não foi listada nem anunciou suporte para a funcionalidade, ao contrário de diversas companhias aéreas europeias.
Entre elas estão KLM, Vueling, Iberia, Lufthansa e British Airways. Algumas dessas companhias até permitem que o usuário, após compartilhar o link da localização da bagagem, a acompanhe pelo aplicativo da companhia (como faz a Lufthansa).
A Apple disponibiliza um vídeo que explica como compartilhar a localização de pessoas e objetos pelo Find My.
Para utilizar este recurso em caso de bagagem perdida, e desde que a companhia aérea aceite, o passageiro deve adicionar o link gerado no aplicativo My Find, que mostra a localização do objeto, ao formulário de reclamação por bagagem perdida.
Esses dados de localização são compartilhados temporariamente – a partilha expira após um determinado período, ou o usuário pode desativá-la a qualquer momento.
É importante ressaltar que a funcionalidade está disponível apenas em dispositivos com a versão iOS 18.2 ou superior. No final de julho, o site Tom Guide publicou a lista de companhias que já apoiavam a nova funcionalidade, contando com 30 transportadoras. O TEK Notícias também questionou a TAP sobre planos futuros para suportar a funcionalidade de compartilhamento de localização da Apple.
