Ministério da Educação aumenta investimento em Ciência em 50 milhões de euros

Ministério da Educação aumenta investimento em Ciência em 50 milhões de euros

De acordo com o MECI, “a iniciativa tem como objetivo financiar equipamento científico às unidades de investigação classificadas como ‘Muito Bom’ e ‘Excelente’ no último ciclo de avaliação”.

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), reforçou o investimento em Ciência com a abertura do concurso EQUIPAR+2.

Conforme mencionado pelo MECI, “a iniciativa tem como objetivo financiar equipamento científico às unidades de investigação classificadas como ‘Muito Bom’ e ‘Excelente’ no último ciclo de avaliação”.

“Este concurso possui uma dotação de 50 milhões de euros, totalmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), somando-se aos 110 milhões de euros já atribuídos para reequipamento no âmbito da avaliação de unidades de I&D. Assim, em 2025, o investimento total anunciado para unidades de I&D atinge 685 milhões de euros. Este valor é 30% superior ao envelope financeiro previsto pelo antigo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para o período de 2025-2029”, detalhou o Governo.

O Ministério destacou que “o novo concurso tem como critérios a classificação obtida por cada unidade na avaliação, a intensidade laboratorial, e a partilha de equipamento em redes de infraestruturas do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIIE). Também será considerado se a unidade recebeu financiamento para equipamento no âmbito do PRR na avaliação de unidades I&D 2023-2024”.

“São consideradas elegíveis as despesas realizadas entre 1 de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026, exclusivamente enquadradas nas seguintes rubricas: equipamento, aquisição de bens e serviços e adaptação de edifícios”, informou o MECI, acrescentando que “as candidaturas devem ser submetidas entre os dias 8 e 22 de setembro de 2025”.

Em 2024, o Governo aumentou o orçamento da FCT em 187 milhões de euros, permitindo a maior execução financeira de sempre, na ordem de 833,3 milhões de euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.