X-59: O Avião Supersônico Silencioso da NASA e Lockheed Martin Completa com Sucesso seu Voo Inaugural

X-59: O Avião Supersônico Silencioso da NASA e Lockheed Martin Completa com Sucesso seu Voo Inaugural

A possibilidade de realizar voos supersónicos sobre terra, banidos devido ao ruído ensurdecedor do estrondo sónico, ou “sonic boom”, pode estar a caminho de um renascimento. Esta semana, a equipe Skunk Works da Lockheed Martin, famosa pelo desenvolvimento de aeronaves icónicas como o SR-71 Blackbird, completou com sucesso o primeiro voo do seu novo avião de testes, o X-59.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia eacompanhe tudo em tek.sapo.pt

Esta aeronave é a peça central da missão Quesst da NASA, e tem como objetivo voar a velocidades supersónicas sem provocar o estrondo sónico, um efeito que pode partir janelas e que levou à proibição desses voos sobre áreas urbanas.

O X-59 descolou de Palmdale, na Califórnia, e aterrissou pouco depois num centro de investigação da NASA, com a equipe confirmando que o voo inaugural foi realizado com sucesso.

Veja o vídeo

O estrondo sónico impediu o sucesso comercial de aeronaves como o Concorde, limitando seus voos apenas ao oceano. O X-59 foi projetado para mudar essa situação, graças ao seu design aerodinâmico, que se assemelha ao do XB-1 da Boom Supersonic, que já realizou seu primeiro voo supersónico silencioso com sucesso no início do ano.

A sua forma superlonga e pontiaguda foi concebida para interagir com o ar de maneira diferente. Em vez de criar um “boom” intenso, essa geometria consegue transformar o estrondo em um som muito mais suave, parecendo um simples estalido.

Se a tecnologia for validada, a NASA poderá apresentar os dados às entidades reguladoras, usando-os para pleitear a liberação de voos supersónicos sobre o continente. Essa inovação pode abrir caminho para uma nova geração de aviões comerciais capazes de voar sobre continentes a duas vezes a velocidade do som, reduzindo, por exemplo, a rota Nova Iorque-Londres para cerca de três horas.

O primeiro voo do X-59 foi apenas um teste inicial em baixa velocidade. Nos próximos meses, os pilotos irão gradualmente operar a aeronave em velocidades maiores, até finalmente quebrarem a barreira do som.

Um passo crucial a seguir será o teste de reação da comunidade, o que exigirá que o X-59 sobrevoe cidades selecionadas nos Estados Unidos para avaliar a resposta do público ao som gerado. Se o estalido for realmente imperceptível ou pouco perturbador, os dados coletados poderão facilitar o desenvolvimento de aeronaves supersónicas silenciosas pelas companhias aéreas até o final da década.

De acordo com Sean Duffy, administrador interino da NASA, a missão é clara: trata-se de “ir mais longe, mais rápido e mais silenciosamente do que nunca“.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sintraweb.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.